A infografia tem a sua origem na pré-história pois os primeiros mapas foram criados muito antes da escrita. Os mapas foram encontrados numa cidade na Turquia no ano 6200 a.C, pintados numa parede.
Christoph Sheiner publicou um trabalho, que continha uma grande diversidade de gráficos a explicar a rotação do sol. Em 1789, William Playfair publicou alguns gráficos estatísticos que representam a economia no século XVIII na Inglaterra.
È de salientar o trabalho de Leonardo Da Vinci que, ao realizar autópsias, consegui elaborar desenhos bastante detalhados. Estudou fetos de que resultaram em infografias de grande complexidade.
A infografia desempenhou um papel fundamental durante a Guerra do Golfo, devido à escassez de fotografias. O advento desta potencialidade gráfica surgiu com o Macintosh e o Windows 95 que promoveram tais possibilidades visuais no ramo do jornalismo. Em 1995, com o surgimento do Adobe Illustrator, a infografia sofreu grande avanços graças ao desenho vectorial que este programa trouxe.
"Infografia é a representação visual de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em jornalismo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto. No design de jornais, o infográfico costuma ser usado para descrever como aconteceu determinado fato. Além de explicar, por meio de ilustrações, diagramas e textos"
Exemplos de infografias:
Sem comentários:
Enviar um comentário