domingo, 5 de junho de 2011
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Memória Descritiva - Proposta de trabalho n.º 4
Infografia: Desenvolvimento embrionário
No começo do trabalho, começamos por colocar as imagens por ordem referentes aos nove meses. No entanto, como o espaço é tendencialmente pequeno e como não queríamos as imagens apenas "amontoadas", decidimos descrever o desenvolvimento do bebé apenas do primeiro ao quarto e do sétimo ao oitavo mês. Além disso, as imagens desde o quarto até ao sexto mês não apresentavam grandes alterações.
No entanto, as imagens eram diferentes. Nos primeiros meses, as alterações não eram bem perceptíveis, o bebé encontrava-se destacado, como um pormenor. A partir do quarto mês esse pormenor deixava de existir.
Como tal, a professora propôs que fosse apenas apresentado o pormenor do embrião.
Após algumas aulas, o resultado foi o seguinte:
Fizemos duas versões da infografia: a primeira também com o corpo (nos primeiros meses) e a segunda apenas com o pormenor do embrião. Optamos pela última. No entanto, a disposição das caixas com o texto e imagem contrariam a ordem do nosso olhar. Como tal, mudámos a ordem das caixas para a esquerda e a figura do bebé para a direita.
Infografia sobre desenvolvimento embrionário
Para a realização da proposta de trabalho n.º 4 sobre infografia, inspirei-me nas seguintes imagens:
A ideia inicial era fazer uma infografia sobre a gravidez, sobre o desenvolvimento da barriga. No entanto, acabamos por optar uma infografia sobre o desenvolvimento do embrião.
Infografia
A infografia tem a sua origem na pré-história pois os primeiros mapas foram criados muito antes da escrita. Os mapas foram encontrados numa cidade na Turquia no ano 6200 a.C, pintados numa parede.
Christoph Sheiner publicou um trabalho, que continha uma grande diversidade de gráficos a explicar a rotação do sol. Em 1789, William Playfair publicou alguns gráficos estatísticos que representam a economia no século XVIII na Inglaterra.
È de salientar o trabalho de Leonardo Da Vinci que, ao realizar autópsias, consegui elaborar desenhos bastante detalhados. Estudou fetos de que resultaram em infografias de grande complexidade.
A infografia desempenhou um papel fundamental durante a Guerra do Golfo, devido à escassez de fotografias. O advento desta potencialidade gráfica surgiu com o Macintosh e o Windows 95 que promoveram tais possibilidades visuais no ramo do jornalismo. Em 1995, com o surgimento do Adobe Illustrator, a infografia sofreu grande avanços graças ao desenho vectorial que este programa trouxe.
"Infografia é a representação visual de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em jornalismo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto. No design de jornais, o infográfico costuma ser usado para descrever como aconteceu determinado fato. Além de explicar, por meio de ilustrações, diagramas e textos"
Exemplos de infografias:
Subscrever:
Mensagens (Atom)